Cooperativismo

Cooperativismo

O cooperativismo é praticado há muito mais tempo do que nós imaginamos. No início da nossa História, na Antiga Babilônia, na Pecuária, na Bíblia, na Índia Antiga, no Egito Antigo e na Grécia Clássica já existiam sinais de cooperativismo. Saiba onde surgiram as primeiras cooperativas do mundo e do Brasil:

Na Alemanha e nos Estados Unidos

As primeiras raízes do cooperativismo surgiram em 1844 na cidade de Rochdale, nos Estados Unidos, quando 28 tecelões fundaram uma cooperativa de consumo.

Em 1848, Friedrich Wilhelm Raiffeisen deu origem, na Alemanha, à primeira cooperativa de crédito rural. Esta tinha entre suas características a responsabilidade ilimitada e solidária de seus associados, a singularidade de votos, a ausência de capital social e a não distribuição de sobras excedentes e dividendos.

Já a primeira cooperativa de crédito urbana teve sua fundação em 1850, também na Alemanha, por Herman Schulze. Ela previa o retorno das sobras líquidas proporcionalmente ao capital, a área de atuação não restrita e remuneração aos seus dirigentes.

Na Itália

O primeiro banco cooperativo surgiu em 1856 na cidade de Milão. O italiano Luigi Luzzati foi o idealizador desse tipo de cooperativa, que popularizou-se no Brasil entre os anos 40 a 60. Ela tinha como características a não-exigência do vínculo para a associação, cotas de pequeno valor, concessão de crédito de pequeno valor sem garantias reais, não-remuneração dos dirigentes e responsabilidade limitada ao valor do capital subscrito.

Nas Américas

A primeira cooperativa nas Américas foi fundada pelo jornalista Alphonse Desjardins, em 1900, na província de Quebec, no Canadá. Conhecida no Brasil como de crédito mútuo, esse tipo de cooperativa tem a capacidade de reunir inúmeros grupos homogêneos e categorias profissionais.

No Brasil

O cooperativismo brasileiro surgiu em outubro de 1889, quando funcionários públicos da cidade de Ouro Preto fundaram a Sociedade Cooperativa Econômica em Minas Gerais. Conforme o seu estatuto, ela previa uma caixa de socorros para as viúvas dos associados e os sócios que caíssem na indigência por falta absoluta de meio de trabalho. A instituição ficou reconhecida como a precursora das cooperativas mistas com seção de crédito no Brasil.

No Rio Grande do Sul

A Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, depois denominada Caixa Rural de Nova Petrópolis, foi a primeira cooperativa de crédito brasileira. Ela foi fundada em dezembro de 1902, no município de Nova Petrópolis. Esta cooperativa chama-se, atualmente, Cooperativa de Crédito Rural de Nova Petrópolis. Posterior à sua criação, até 1964 surgiram mais de 60 cooperativas de crédito similares no estado gaúcho.

Conheça outras cooperativas do Rio Grande do Sul:

– Caixa Econômica de Empréstimos de Lajeado: fundada em março de 1906, em Lajeado, foi a primeira cooperativa de crédito do tipo Luzzati no Brasil. Hoje, é conhecida como Cooperativa de Crédito de Lajeado.

– União das Cooperativas Riograndense de Responsabilidade Ltda.: surgiu em setembro de 1912, na cidade de Porto Alegre. Era uma cooperativa central mista com seção de crédito, que detinha como filiadas cooperativas agrícolas.

– Central das Caixas Rurais da União Popular do Estado do Rio Grande do Sul – Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda.: fundada por 18 cooperativas em setembro de 1985, foi a primeira cooperativa central de crédito no Brasil, congregando cooperativas de crédito singulares no RS e em Santa Catarina.

– Cooperativa de Crédito dos Funcionários da Matriz do Banrisul Ltda.: a primeira cooperativa de crédito mútuo do Brasil, criada em maio de 1946.

-- Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Ascar/Emater Ltda.: fundada por 61 pioneiros em Porto Alegre, em dezembro de 1983, com objetivo de solucionar problemas financeiros e creditícios de seus associados.

Fonte: Banricoop

Deseja receber nossas newsletters?

Ouvidoria
0800 643 1517

Alô CRESAL
(51) 2125.3162

Endereço
Rua Botafogo, 1051 - 2º Andar
Menino Deus - Porto Alegre - RS
Email: cresal@cresal.coop.br

Cooperativa de Economia
e Crédito Mútuo dos Servidores
ASCAR/EMATER

Todos os direitos reservados ©2016 CRESAL.
Desenvolvido por Eagle Inteligência Digital